Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de março de 2009

RESUMO IV

No sertão de Santana do Paranaíba vivia Martinho dos Santos Pereira, o Pereira, em uma fazenda com sua filha Inocência de 18 anos. Pereira exigia da filha uma obediência extrema, obrigando-a a viver com a certa brutalidade da época. Pereira decidiu que Inocência teria que casar-se com um rapaz dali mesmo do sertão, Manecão, um vendedor de gado com um temperamento violento. Certo dia Inocência ficou doente, e seu pai preocupado, encontrou um rapaz, estudante de farmácia que era conhecido como Cirino, um médico que concluiu seus estudos de medicina no colégio Caraça. Cirino foi apresentado a Inocência por Pereira, com o objetivo de curá-la. Assim o pai da moça convida Cirino a ficar em sua casa para tratar da doença de Inocência. Iniciando-se o tratamento de Inocência, Cirino começou a despertar certo amor por ela. Outro hóspede chega ao sertão, é o Dr. Meyer, um alemão que veio ao Brasil com o objetivo de encontrar novas espécies de insetos e caçar borboletas. Logo que Dr. Meyer chegou, Pereira apresentou-o a Inocência, que lhe fez vários elogios, deixando seu pai desconfiado. Quando Cirino declara seu amor a Inocência, ela também se mostra apaixonada. Assim os dois passam a se encontrar no laranjal. Mas Tico, um anão que cuida de Inocência, está os cuidando, sem os dois saberem, é claro. Pereira jamais desconfiou de Cirino, sua desconfiança era sobre o Dr. Meyer, pelo motivo que tinha encontrado uma espécie desconhecida de borboletas e resolveu colocar o nome de Inocência. Dr. Meyer conclui seus estudos e vai embora, neste mesmo período Cirino viaja para encontrar-se com Antônio Cesário. Inocência apanha de seu pai por ter recusado casar-se com Manecão. Pereira sente-se indignado revela seu tamanho através de mimicas que Inocência encontrava-se com um falso médico, Cirino. Manecão vai a procura de Cirino e assassina-o. Com a morte de seu grande amor Inocência morre de tristeza por ter que se casar com Manecão.

11 comentários:

  1. 1-Qual é o interesse de Pereira em casar sua filha com Manecão?

    2-Qual era o interesse de Dr. Meyer com relação à inocência?

    3-Explique o valor dessa obra para época?

    ResponderExcluir
  2. 1) Para a narrativa qual é a importância de Antônio Cesària?
    2) Naquela época qual é o tipo de brutalidade que o texto se refere?
    3) "Manecão, um comerciante de gado com indole violenta" ,a brutalidade da época influênciava o caráter das pessoas, qual era o tipo de defesa usada pelas mulheres naquela época, e hoje em dia qual é a realidade dos casais hoje em dia?

    ResponderExcluir
  3. Respostas para o grande sargento

    1)Porque Manecão era sertanejo rude, criador de gado da região.
    2)Chegando na casa de Pereira, Meyer apaixona-se por Inocência.
    3)Porque ela é considerada obra prima do romance regionalista, pois o autor soube unir ao seu conhecimento pratico do país o seu agudo senso de observação da natureza e da vida.

    ResponderExcluir
  4. Respostas para Mônica,Jéssica,Fernanda,Andrieli

    1)Ele era amigo de Cirino, e como todo amigo serve de conselheiro ao mesmo.
    2) A brutalidade era normal naquela época, pois as pessoa não tinham conhecimento, em outras palavras eram grossas. O texto se refere a brutalidade ocupada pela falta de conhecimento.
    3)Naquela época a defesa das mulher era a obediência, elas tinham apenas que obedecer. Politicamente correto seria o respeito mutuo, mas isso não ocorre em todas as famílias.

    ResponderExcluir
  5. Pereira deseja casar Inocência com Manecão para que ele amplie o patrimônio da família, proteja Inocência depois da morte do pai. Manecão, além disso, foi criado no mesmo ambiente que Inocência e seu pai, sabendo cuidar da fazenda, do gado, coisa que Cirino, nem Meyer saberiam fazer!!!

    ResponderExcluir
  6. Meyer não tem interesse especial por Inocência, ele apenas considera-a uma bela moça, encanta-se com a beleza dela. Não se pode dizer que ele, de fato, apaixonou-se pela moça, porque o seu grande amor era a ciência, tanto que ele veio ao Brasil para coletar insetos e estudá-los, neste sentido, Meyer é exemplar porque demonstra o interesse europeu pelas nossas terras, ao mesmo tempo em que evidencia a diversidade da flora, da fauna nacionais.

    ResponderExcluir
  7. Não sei se é possível dimensionar o "valor de uma obra" para a sua época, mas imagino que, entre os leitores do Romantismo, a obra deve ter despertado interesse, afinal, estava sendo apresentado um mundo diferente daquele vivido na corte, o mundo do sertão do Mato Grosso!

    ResponderExcluir
  8. Antônio Cesário era o padrinho de Inocência e somente ele poderia convencer Pereira a desfazer a palavra empenhada com Manecão (para que ele e Inocência se casassem)e autorizar o casamento da moça com Cirino.

    ResponderExcluir
  9. Eta resposta cruel: Porque Manecão era sertanejo rude, criador de gado da região, absolutamente sem relação com a questão feita.

    ResponderExcluir
  10. Seria possível explicar esta passagem: com a certa brutalidade da época do resumo?

    ResponderExcluir
  11. "um médico que concluiu seus estudos de medicina no colégio Caraça" - Cirino nunca foi médico!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre nossa pesquisa.

Contexto Histórico:


Romantismo/Prosa Romântica:
Os fatos que marcaram essa época foram:
- Vinda da família real para o Brasil; e com a vinda dela, veio também a imprensa, a qual introduziu os chamados folhetins ao Brasil.
- O crescimento do cultivo do café deslocou o eixo econômico-cultural para São Paulo (onde produzia-se) e Rio de Janeiro (onde escoava-se), formando nestes locais um publico leitor, pois nestes lugares havia grande concentração dos ricos burgueses.
- Independência do Brasil; que influenciou os autores a uma linguagem mais nacionalista.
O romance romântico pode ser classificado em: urbano, regionalista, histórico, e indianista.
A obra Inocência, de Taunay, é considerada uma obra regionalista, pois segue uma linha de idéias regionalistas; apresentando as seguintes características, as quais possuem o romantismo:
Focalizava a vida, os hábitos da população do interior do país. Aparecem os costumes originais da época (tal como proteção à filha), a paisagem, os aspectos naturais do lugar onde ocorre a narrativa.
Outras características do romantismo que aparecem na obra são: amor/casamento proibido, idealização do herói (pois podemos considerar Cirino um herói), impasse amoroso com final trágico, idealização da mulher (Inocência), e um grande sentimentalismo amoroso entre as personagens.
A obra Inocência apresenta também certas características realistas, por isso pode ser considerada uma obra de transição do romantismo para o realismo. Na narrativa há as seguintes características realistas: casamento por interesse, limite entre loucura e razão, ambigüidade nas ações e nos personagens.
Autor:
Alfredo d’ Escragnolle TaunayVisconde de Taunay nasceu no Rio de Janeiro no ano de 1843 descendentes de franceses. Engenheiro militar, participou da guerra do Paraguai. Foi deputado, presidente da província de Goiás e do Paraná. Autor que buscou reproduzir com fidelidade a vida e os costumes dos sertanejos. O descritivismo, às vezes, levou-o a exageros. Como conhecia bem a região de Mato Grosso, na obra Inocência, conseguiu relatar com facilidade os costumes e o local onde viviam os sertanejos. Morreu em 1888 e suas principais obras são: A retirada de Laguna (1871) e Inocência (1872).