Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de março de 2009

RESUMO III

O romance passa-se em 1860, no Sertão de Santana do Paranaíba, onde Martinho dos Santos Pereira (Pereira) vive numa fazenda com sua filha Inocência de 18 anos. De comportamento autoritário, Pereira exige da filha uma obediência que a obrigue ser educada sob seu regime e longe do mundo. Pereira decide que a filha irá se casar com um homem criado no sertão bruto, Manecão, um negociante de gado com índole violenta. Um certo dia, Inocência ficou muito doente e o pai encontrou-se com um rapaz que caminhava pelo sertão e se dizia médico. Era Cirino, que iniciou Farmácia em Ouro Preto e concluiu estudos no colégio do Caraça. Cirino curou Inocência e imediatamente apaixonou-se. Pereira convidou Cirino a ficar em sua casa e lhe arranjou alguns pacientes. Outro hóspede chega trazendo consigo um servo engraçado e uma carta do irmão de Pereira e permanece em sua casa. É o Dr. Meyer, naturalista alemão que embarcou no Brasil com o objetivo de encontrar novas espécies de insetos e caçar borboletas. Embora o anfitrião o tenha recebido normalmente, não compreendeu os elogios que o recém-chegado entregou para sua filha e começou a desconfiar dele. A idéia de que o personagem não compreendeu o comportamento natural do outro vem de: Gonzaga, Tico, um anão mudo, é encarregado de vigiar Inocência a todo momento contra o Dr. Meyer, enquanto Pereira pede que Cirino continue em sua casa até o alemão ir embora para ajudá-lo na guarda da filha. Quando Cirino declara seu amor para a filha de Pereira, ela mostra-se também apaixonada e ambos encontram-se no laranjal às escondidas. Embora pensassem estar seguros, o casal não sabia que Tico, o guarda mudo de Inocência, estava a espreita vigiando-os. Quando questionada por Cirino sobre uma possível fuga que poderia realizar o amor dos dois, Inocência recusa-se com medo do que isso possa causar em seu pai e aconselha o rapaz a procurar apoio com Antônio Cesário. Senhor Pereira não desconfiava de Cirino, ele sentiu-se ainda mais desconfiado e vigilante perante a figura de Meyer, que encontrou uma espécie de borboleta desconhecida e resolveu batizá-la com o nome de Inocência. Concluindo seus estudos, o cientista alemão vai embora e isso faz com que o pai da moça sertaneja retire suas suspeitas contra ele. Durante esse episódio, Cirino também está viajando para encontrar-se com Antônio Cesário. Sozinha, Inocência apanha do pai quando recusa-se a casar-se com Manecão que acaba de chegar em sua casa. Pereira não entende a atitude da filha, mas sente-se indignado quando Tico o relava, através da mímica, que Cirino se encontrava com ela às escondidas enquanto ele desconfiava do Dr. Meyer e também revela que ele é um pseudo médico. Manecão, também raivoso, encontra-se com Cirino e assassina o rapaz. Mais tarde, a própria Inocência morre de tristeza por ter que se casar com Manecão. O livro termina com Meyer recebendo uma grande homenagem na Alemanha por sua descoberta (ficcíticia): a Papilio Innocentia.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Inoc%C3%AAncia_(livro)

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário sobre nossa pesquisa.

Contexto Histórico:


Romantismo/Prosa Romântica:
Os fatos que marcaram essa época foram:
- Vinda da família real para o Brasil; e com a vinda dela, veio também a imprensa, a qual introduziu os chamados folhetins ao Brasil.
- O crescimento do cultivo do café deslocou o eixo econômico-cultural para São Paulo (onde produzia-se) e Rio de Janeiro (onde escoava-se), formando nestes locais um publico leitor, pois nestes lugares havia grande concentração dos ricos burgueses.
- Independência do Brasil; que influenciou os autores a uma linguagem mais nacionalista.
O romance romântico pode ser classificado em: urbano, regionalista, histórico, e indianista.
A obra Inocência, de Taunay, é considerada uma obra regionalista, pois segue uma linha de idéias regionalistas; apresentando as seguintes características, as quais possuem o romantismo:
Focalizava a vida, os hábitos da população do interior do país. Aparecem os costumes originais da época (tal como proteção à filha), a paisagem, os aspectos naturais do lugar onde ocorre a narrativa.
Outras características do romantismo que aparecem na obra são: amor/casamento proibido, idealização do herói (pois podemos considerar Cirino um herói), impasse amoroso com final trágico, idealização da mulher (Inocência), e um grande sentimentalismo amoroso entre as personagens.
A obra Inocência apresenta também certas características realistas, por isso pode ser considerada uma obra de transição do romantismo para o realismo. Na narrativa há as seguintes características realistas: casamento por interesse, limite entre loucura e razão, ambigüidade nas ações e nos personagens.
Autor:
Alfredo d’ Escragnolle TaunayVisconde de Taunay nasceu no Rio de Janeiro no ano de 1843 descendentes de franceses. Engenheiro militar, participou da guerra do Paraguai. Foi deputado, presidente da província de Goiás e do Paraná. Autor que buscou reproduzir com fidelidade a vida e os costumes dos sertanejos. O descritivismo, às vezes, levou-o a exageros. Como conhecia bem a região de Mato Grosso, na obra Inocência, conseguiu relatar com facilidade os costumes e o local onde viviam os sertanejos. Morreu em 1888 e suas principais obras são: A retirada de Laguna (1871) e Inocência (1872).