Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de março de 2009

RESUMO I

A Obra Sertão de Santana do Paranaíba, 1860. Pereira ( Martinho dos Santos Pereira ) vive na fazenda com Inocência, sua filha de 18 anos. Seu pai exige-lhe obediência total, num regime antigo e educada longe do mundo. Escolhe para ela o noivo, Manecão, um homem criado no sertão bruto, de índole violenta. Maria Conga é uma preta, escrava de Pereira. Tico é o guarda da moça Inocência, bastante fiel apesar de ser mudo. Um dia, Pereira encontrou-se com um rapaz que percorria os caminhos do sertão a medicar. Havia feitos estudos no colégio do Caraça e iniciado Farmácia em Ouro Preto. Chamavam-no de "doutor", título que não menosprezava. Seu nome era Cirino Ferreira dos Santos ( Dr. Cirino ). Inocência estava doente de "uma febre braba" e o "doutor" curou-a . Os dois apaixonaram-se mais tarde: eram demasiados os cuidados que o "doutor" tinha para com ela. Amavam-se às escondidas e o laranjal era local de encontros proibidos. Pensavam que ninguém poderiam desconfiar... mas Tico, o anãozinho mudo, estava atento... Nesse ínterim, Pereira andava é desconfiado do Dr. Meyer, um caçador de borboletas, que por lá aparecera! Desconfiava a tal ponto que o ilustre entomólogo passou a ser "persona non grata". Dr. Meyer tinha por objetivo descobrir espécimes novos para museus europeus. Respeitava com muito carinho e muita atenção a bonita Inocência. José Pinho (Juque), ajudante de Dr. Meyer, explicava a função de seu patrão: procurar insetos. E isso durante quase dois anos... Garcia, leproso, aparece na fazenda do Sr. Pereira. Quer falar com Dr. Cirino. O "médico" diz-lhe que a doença e incurável e contagiosa. Inocência foi maltratada pelo pai, quando este soube de seu amor com o doutor. Foi atirada contra a parede. Resistiu e jurou não se casar com Manecão, o sertanejo violento. Mas o pai – Sr. Pereira – achou que a filha estava de "mau olhado", por causa do Dr. Meyer.E encontrou uma solução: ele ou Manecão mataria o intruso alemão. Dr. Meyer não deu ouvidos a Pereira, zombado de sua ameaça. Tomou-se de vergonha: era ofensa demais. Tico, após testemunhar o amor existente entre Inocência e Cirino, explicou ao Sr. Pereira tudo que se passava... Manecão começou a seguir os passos de Cirino. Até um dia interpelou-o . Tirou uma garrucha da cintura e... Cirino caiu por terra, pedindo água e sussurrando o nome de Inocência. Agonizante, exigia do mineiro Antônio Cesário que não deixasse Inocência casar-se com Manecão... Dr. Guilherme Tembel Meyer, em 1863, apresentava aos entomólogos do mundo a sua mais recente descoberta: uma borboleta até então desconhecida: "Papilio Innocentia:" em homenagem à Inocência, a moça do sertão de Santana do Paranaíba, da Parte sul oriental do Mato Grosso. Inocência, coitadinha... Exatamente nesse dia dois anos faria que seu gentil corpo fora entregue à terra, no intenso sertão de Santana do Parnaíba, para dormir o sono da eternidade...

Fonte:http://www.mundovestibular.com.br/articles/363/1/INOCENCIA---Visconde-de-Taunay-Resumo/Paacutegina1.html

14 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. 1)onde ocorre o romance de inocência?
    2)por que inocência temia fujir com o doutor?
    3)que compromisso inocência teria com manecão?

    ResponderExcluir
  3. Resposta para nnl302
    1)Em Mato Grosso. No sertão da vila Sant’Ana do Paranaíba.
    2)Porque ela tinha medo de que seu pai poderia fazer.
    3)Casar-se com ele, pois seu pai teria arranjado seu casamento com Manecão, por este ser um sertanejo criador de gado da região.

    ResponderExcluir
  4. Tem presente pra vcs no meu blog, trata-se de um meme que pode ser distribuído entre os blogs dos colegas. Bjs :)

    ResponderExcluir
  5. o clímax da história

    ResponderExcluir
  6. - A atividade de revisão dos conteúdos proposta sob a forma de blogs já está encerrada. Não precisa mais postar respostas ou fazer comentários nos demais blogs, porque a avaliação considerará apenas as postagens feitas até o dia 13 de abril.

    - Na proposta da Webgincana, em momento algum, cogitou-se a possibilidade de correções das respostas dadas, logo, não existe necessidade de enviar emails ou comentários alterando as respostas, eles não serão considerados. Observe as datas de postagem e envie seu comentário ou email naquelas datas especificadas, após ter certeza da resposta que o grupo quer apresentar..

    ResponderExcluir
  7. coloke um fundo melhor de ler

    ResponderExcluir
  8. coloca um fundo mellhor

    ResponderExcluir
  9. É ta Meia-Boca até --'

    ResponderExcluir
  10. eu não intendi muito bem o final, quer dizer que a inocencia também morreu ou não?

    ResponderExcluir
  11. muito bom este resumo nota 10

    ResponderExcluir
  12. este resumo é do livro inteiro???

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre nossa pesquisa.

Contexto Histórico:


Romantismo/Prosa Romântica:
Os fatos que marcaram essa época foram:
- Vinda da família real para o Brasil; e com a vinda dela, veio também a imprensa, a qual introduziu os chamados folhetins ao Brasil.
- O crescimento do cultivo do café deslocou o eixo econômico-cultural para São Paulo (onde produzia-se) e Rio de Janeiro (onde escoava-se), formando nestes locais um publico leitor, pois nestes lugares havia grande concentração dos ricos burgueses.
- Independência do Brasil; que influenciou os autores a uma linguagem mais nacionalista.
O romance romântico pode ser classificado em: urbano, regionalista, histórico, e indianista.
A obra Inocência, de Taunay, é considerada uma obra regionalista, pois segue uma linha de idéias regionalistas; apresentando as seguintes características, as quais possuem o romantismo:
Focalizava a vida, os hábitos da população do interior do país. Aparecem os costumes originais da época (tal como proteção à filha), a paisagem, os aspectos naturais do lugar onde ocorre a narrativa.
Outras características do romantismo que aparecem na obra são: amor/casamento proibido, idealização do herói (pois podemos considerar Cirino um herói), impasse amoroso com final trágico, idealização da mulher (Inocência), e um grande sentimentalismo amoroso entre as personagens.
A obra Inocência apresenta também certas características realistas, por isso pode ser considerada uma obra de transição do romantismo para o realismo. Na narrativa há as seguintes características realistas: casamento por interesse, limite entre loucura e razão, ambigüidade nas ações e nos personagens.
Autor:
Alfredo d’ Escragnolle TaunayVisconde de Taunay nasceu no Rio de Janeiro no ano de 1843 descendentes de franceses. Engenheiro militar, participou da guerra do Paraguai. Foi deputado, presidente da província de Goiás e do Paraná. Autor que buscou reproduzir com fidelidade a vida e os costumes dos sertanejos. O descritivismo, às vezes, levou-o a exageros. Como conhecia bem a região de Mato Grosso, na obra Inocência, conseguiu relatar com facilidade os costumes e o local onde viviam os sertanejos. Morreu em 1888 e suas principais obras são: A retirada de Laguna (1871) e Inocência (1872).