Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de março de 2009

Obra: INOCÊNCIA de Visconde de Taunay







Mais abaixo você vai encontrar resumos desta obra que nós do grupo pesquisemos.

22 comentários:

  1. 1) Qual a importância de Tico para a narrativa?

    2) Por que Pereira desconfiava de Inocência?

    3) Quais as principais características de Tico?


    OBS: Adoramos a foto dos inocentes... hehehe.

    ResponderExcluir
  2. Respostas para Garotas da Literatura
    1) Tico é um anão que vigia Inocência por mando de Pereira.Apesar de ser mudo é muito fiel.
    2)Pereira não desconfiava de Inocência, mas sim de Dr. Meyer pois ao chegar na casa elogiou muito Inocência.
    3) Ele é um anão negro,mudo e escravo que vigia Inocência.

    ResponderExcluir
  3. Começo "encrencando" com o uso da língua portuguesa: "Mais abaixo, você encontrará resumos da obra que nós, do grupo, pesquisamos. Se bem me lembro, os inocentes pretendem prestar vestibular, passar por uma prova de redação, "né mesmo"?
    Será que o Tico vigia Inocência exatamente a mando de Pereira ou será que ele nutre uma grande paixão/admiração pela protagonista?
    Exatamente qual a desconfiança de Pereira em relação a Meyer?

    Obs: Gostei da foto dos inocentes.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do item "mais informações", mas peço uma revisão de língua portuguesa! Sugiro que vocês contratem a mãe do Vika... :)

    ResponderExcluir
  5. Relembrando: A Webgincana completará a avaliação do primeiro trimestre e seu “peso” é 10. Os alunos que não alcançarem a nota mínima exigida (6,0) poderão responder mais cinco questões sobre o mesmo assunto como forma de recuperação da aprendizagem. O projeto da atividade já está aprovado pela Supervisão da escola e arquivado naquele setor, de modo que aja um embasamento teórico-metodológico para a realização das ações previstas.

    Os grupos formados em cada turma devem ser comunicados à professora nas aulas dos dias 13 e 14 de abril (respectivamente pelas turmas 301 e 302). Podem ser os mesmos grupos do projeto “Bom de prosa” ou da atividade sobre poesia ou ainda outros grupos formados conforme as identificações pessoais. Seria interessante que fossem os grupos do projeto “Bom de prosa” porque, neste caso, vocês postariam as respostas pelos blogs já construídos, mas nada invalida a formação de outros grupos.
    A primeira questão já foi publicada e a resposta deve ser postada, neste blog, até o dia 15. Em seguida, estará disponível a questão seguinte, cuja resposta deverá ser apresentada até o dia 18 de abril, sábado! E, assim, sucessivamente...

    Atenção: algumas questões poderão exigir tarefas a serem cumpridas em aula, portanto, preste atenção a cada enunciado e o que, de fato, está “sendo pedido” pela professora.

    Uma dica importante: depois do Romantismo, do Realismo, do Naturalismo, do Parnasianismo e do Simbolismo, no início do século XX, inicia-se uma nova fase na literatura brasileira e esta fase será objeto de nossos estudos, logo...as perguntas versarão sobre o referido período.

    Não esqueça: a resposta para cada pergunta publicada terá uma data marcada para ser postada, respostas postadas posteriormente serão invalidadas.

    ResponderExcluir
  6. Sim , gostestei muito so que não tinha o que eu queria eu precisava onde ocorreu a história e aqui não falou onde ocooreu, mas esse trecho me ajudara muito em meu trabalho .agradecida (:

    ResponderExcluir
  7. Uma dica importante: depois do Romantismo, do Realismo, do Naturalismo, do Parnasianismo e do Simbolismo, no início do século XX, inicia-se uma nova fase na literatura brasileira e esta fase será objeto de nossos estudos, logo...as perguntas versarão sobre o referido período.
    Quem tivesse lido este fragmento da ultima postagem que fiz jamais teria problemas para responder as questões - está claro, literalmente, a pesquisa era para ser feita tendo como base o Pré-modernismo. Como pode alguém não encontrar as respostas?????????

    ResponderExcluir
  8. que pretenção o autor tem ao falar das converssas entre os personagens ?

    ResponderExcluir
  9. qual a relação da obra inocência com as a evasçao,com o subjetivismo e com a Imaginação criadora?

    ResponderExcluir
  10. OOOOOOE criançadaaa ! , aki vai um abraçooo do palhaçoooo corujinhaaaa ! :D

    ResponderExcluir
  11. Voooooolteeeeei criançaaadaaaa ! Adivinha quem éééééé? Issso ! Eu mesmo ! Corujinhaaaaaaaa ! bom, passei pra dizer tchau , e falo mais "cai na inocencia" :D

    ResponderExcluir
  12. Postagem final deficiente!
    Nota final: 9,5

    ResponderExcluir
  13. eu achei demais a pesquisa..ótima

    ResponderExcluir
  14. olha ta legal mas se vc,s colocarem a bribliografia fikaria melhor

    ResponderExcluir
  15. muitooooooooooooooooo bommmmmmmmmmmm!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. ah um pouco bom, pois faltou a bibliografia!!!!!!!!
    beijosssssssssss!

    ResponderExcluir
  17. O romance inocência vem aborta a vida no sertão mostrando o modo de vida do sertanejo e a beleza e cultura do nosso BRASIL<3....<2...

    ResponderExcluir
  18. 1)CITE 5 CARACTERISTICAS DO ROMANTISMO NO FILME E COMPROVE
    2)INOCENCIA E CONSIDERADA A OBRA PRIMA DO ROMANCE ?

    ResponderExcluir
  19. Quais as principais caracteristicas do romantismo na obra inocencia ?

    ResponderExcluir
  20. Isso é uma porcaria '-' bjos -q

    ResponderExcluir
  21. negão diz:

    no final ele escreveu PESQUISEMOS
    isso sim é um trabalho de portugues..
    muito bem dizido...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre nossa pesquisa.

Contexto Histórico:


Romantismo/Prosa Romântica:
Os fatos que marcaram essa época foram:
- Vinda da família real para o Brasil; e com a vinda dela, veio também a imprensa, a qual introduziu os chamados folhetins ao Brasil.
- O crescimento do cultivo do café deslocou o eixo econômico-cultural para São Paulo (onde produzia-se) e Rio de Janeiro (onde escoava-se), formando nestes locais um publico leitor, pois nestes lugares havia grande concentração dos ricos burgueses.
- Independência do Brasil; que influenciou os autores a uma linguagem mais nacionalista.
O romance romântico pode ser classificado em: urbano, regionalista, histórico, e indianista.
A obra Inocência, de Taunay, é considerada uma obra regionalista, pois segue uma linha de idéias regionalistas; apresentando as seguintes características, as quais possuem o romantismo:
Focalizava a vida, os hábitos da população do interior do país. Aparecem os costumes originais da época (tal como proteção à filha), a paisagem, os aspectos naturais do lugar onde ocorre a narrativa.
Outras características do romantismo que aparecem na obra são: amor/casamento proibido, idealização do herói (pois podemos considerar Cirino um herói), impasse amoroso com final trágico, idealização da mulher (Inocência), e um grande sentimentalismo amoroso entre as personagens.
A obra Inocência apresenta também certas características realistas, por isso pode ser considerada uma obra de transição do romantismo para o realismo. Na narrativa há as seguintes características realistas: casamento por interesse, limite entre loucura e razão, ambigüidade nas ações e nos personagens.
Autor:
Alfredo d’ Escragnolle TaunayVisconde de Taunay nasceu no Rio de Janeiro no ano de 1843 descendentes de franceses. Engenheiro militar, participou da guerra do Paraguai. Foi deputado, presidente da província de Goiás e do Paraná. Autor que buscou reproduzir com fidelidade a vida e os costumes dos sertanejos. O descritivismo, às vezes, levou-o a exageros. Como conhecia bem a região de Mato Grosso, na obra Inocência, conseguiu relatar com facilidade os costumes e o local onde viviam os sertanejos. Morreu em 1888 e suas principais obras são: A retirada de Laguna (1871) e Inocência (1872).